Terça-feira, 18 de Março de 2008
Rock in Rio Escola Solar
Foi hoje revelada a lista das 20 escolas vencedoras da iniciativa Rock in Rio Escola Solar.

Estes estabelecimentos começam agora a receber os 400 painéis fotovoltaicos que permitirão arrecadar cerca de 60 mil euros anuais – um valor que será usado na ajuda a projectos sociais, nos próximos 15 anos.

Quase seis meses após o arranque da iniciativa, foram dados a conhecer os vencedores do Rock in Rio Escola Solar.

A conferência de imprensa teve lugar na Escola Básica 2, 3 da Galiza, no Estoril – uma das vencedoras e a primeira a receber os painéis fotovoltaicos – foi conduzida por Roberta Medina e contou com a presença de Miguel Barreto, Director-geral de Geologia e Energia em representação do Ministério da Economia; João Ferrão, Secretário de Estado do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e das Cidades; Valter Lemos, Secretário de Estado da Educação; António Capucho, Presidente da Câmara Municipal de Cascais; Mercedes Balsemão, Presidente da SIC Esperança; e António Câmara, Presidente da YDreams.

As escolas vencedoras foram escolhidas por distrito – apenas o distrito de Vila Real ficou excluído por não ter cumprido o prazo, sendo que, em substituição, foi dado o prémio ao projecto com maior pontuação a seguir aos 19 vencedores.

Assim, as escolas vitoriosas são: Escola Secundária Oliveira Júnior (Aveiro), Escola EBI de Santa Maria (Beja), Escola EB 2, 3 António Correia de Oliveira (Braga), Escola Secundária de Mirandela (Bragança), Escola EB 2, 3 Serra da Gardunha (Castelo Branco), Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (Coimbra), Escola Secundária de Montemor-o-Novo (Évora), Escola Jacinto Correia (Faro), Agrupamento Escola de Vila Nova de Tazem (Guarda), Escola Secundária com 3º CEB da Batalha (Leiria), Escola Básica 2, 3 da Galiza (Lisboa), Colégio Valsassina (Lisboa), Escola EB 2, 3 Garcia d’Orta – Agrupamento Escolas de Castelo de Vide (Portalegre), Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto), Ensino Secundário de Salvaterra de Magos (Santarém), Escola Básica 2, 3 c/ Secundário de Santo António (Setúbal), Externato Maria Auxiliadora (Viana do Castelo), Escola Profissional Mariana Seixas (Viseu), Escola Básica 1, 2, 3 Prof. Francisco M.S. Barreto (Madeira) e Escola Secundária Domingos Rebelo (Açores). Desta lista de duas dezenas de estabelecimentos de ensino, a Escola Secundária Oliveira Júnior, de Aveiro, a Escola Básica 2, 3 da Galiza, de Lisboa, e a Escola Secundária Domingos Rebelo, dos Açores, foram declaradas como grandes vencedoras, recebendo, além dos painéis fotovoltaicos, um financiamento de cinco mil euros para que implementem as propostas de cariz social e ambiental nas respectivas comunidades, beneficiando, assim, uma instituição local sem fins lucrativos.

Assim, a Oliveira Júnior irá colaborar com os utentes da C.E.R.C.I. de São João da Madeira; a 2, 3 da Galiza irá contribuir com o Centro Social de Nossa Senhora de Fátima, em São João do Estoril; e a Domingos Rebelo trabalhará com a Santa Casa da Misericórdia. A Escola Solar é a primeira grande acção do Projecto Social Rock in Rio nesta edição de 2008, que definiu como foco das atenções a causa ambiental.

Assim sendo, este concurso apelou às escolas de todo o país para que apresentassem projectos que conjugassem benefícios de carácter ambiental e social com a aplicabilidade nas suas próprias comunidades.

Participaram 284 escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário de todo o país, que enviaram os seus projectos que, posteriormente, foram avaliados por um júri constituído por todas as entidades envolvidas: Rock in Rio, SIC Esperança, Ministério da Economia e Inovação e Ministério da Educação.

Foram admitidos projectos que visassem «a eficiência energética e a redução de emissões de gases com efeito de estufa em estratos mais carenciados da comunidade local, contando com o envolvimento de uma IPSS ou entidade local sem fins lucrativos», afirma a organização.

Os melhores projectos ganham agora painéis fotovoltaicos que vão captar energia solar, além de permitirem a divulgação destas temáticas ambientais.

Por sua vez, a energia captada será vendida à rede para utilização ao longo de cerca de 15 anos. As verbas conseguidas com a venda desta energia serão canalizadas para projectos sociais.

O Rock in Rio Lisboa terá lugar nos dias 30, 31 de Maio e 1 de Junho, 5 e 6 de Junho de 2008. Do cartaz constam nomes como Amy Winehouse, Lenny Kravitz, Ivete Sangalo, Joss Stone, Bon Jovi, Alanis Morissette, Metalica, Xutos & Pontapés e os Tokyo Hotel, que, depois de terem cancelado o concerto no Pavilhão Atlântico, oferecerão aqui o primeiro concerto em Portugal, para consolar as jovens fãs.

As 20 escolas vencedoras receberam também mil bilhetes para assistirem aquele que é considerado o maior evento de música do mundo.
Autora: Raquel Carrilho
Fonte: SOL


Colocado por Admin às 10:19
link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De karlux a 2 de Abril de 2008 às 18:49
apesar da minha escola n ter sido aceite, espero que seja um bm espetaculo.eb 2/3 frei caetano brandão é a melhor


Comentar post

Novidades

Endereço Rock In Rio-Lisb...

Vencedor do ídolos não co...

Ivete Sangalo no Rock in ...

Bela Vista despede-se do ...

Kit de Natal Rock in Rio ...

Novidades cartaz de 2010

Rock in Rio Lisboa parcer...

Rock in Rio-Lisboa 2010 M...

Kit de Natal está desde o...

Kit de Natal Rock in Rio-...

Categorias

1 de junho

30 de maio

31 de maio

4 taste

5 de junho

6 de junho

7up

alanis morissette

alejandro sánchez

alicia keys

alojamento

amy winehouse

apocalyptica

apresentadora do rock in rio

apresentadora do rock in rio lisboa

artplan

bilheres para o rock in rio lisboa

bilhetes para o rock in rio lisboa

bilhetes rock in rio

bp

brothers of brazil

caim no rock in rio lisboa

carolina patrocinio

carolina patrocionio

cartaz

cartaz rock in rio lisboa

clã e os pato fu

colgate max experience

cp

dia da liberdade

docemania

dom pedro palace

electrónica

famílias rock star

festival delta tejo

filme para rock in rio

ganha bilhetes para o rock in rio

ganhar bilhetes para o rock in rio

ganhar bilhetes para o rock in rio lisbo

ganhe bilhetes para o rock in rio

gisele bündchen no rock in rio

hoteis lisboa

hoteis parque da bela vista

hotel dom pedro

hotel oficial do rock in rio de lisboa

iniciativa rock in rio escola solar

ivete sangalo

james morrison

jon bon jovi

joss stone

just girls

kaiser chiefs

kit de natal rock in rio-lisboa 2010

lenny kravitz

linkin park

mega fm

millennium bcp

moda

morangos com açúcar

muse

n@escolas

offspring

origem do rock in rio

palco mundo

parque da bela vista

passatempo

passatempo corrida de sofás

patrocionadores

paulo gonzo

plaggio

por um mundo melhor

porto

raspadinha

rock in rio

rock in rio criatividade e desenvolvimen

rock in rio lisboa

rock in rio lisboa 2008

rock in rio lisboa 2010

rock in rio madrid

rock in rio no porto

rockcard cp

sic

skank

sofia brazão

sunset rock in rio lisboa

tarde radical na cidade do rock

terreiro do paço

tokio hotel

toyota

video carolina patrocinio

vodafone

voluntarios para o rock in rio

todas as tags

Arquivo

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Janeiro 2009

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Parceiros
pesquisar
 
subscrever feeds